Hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. E, nestes dias em que mais de 35 mil americanos deram o exemplo e uma prova de solidariedade ao doarem sangue para as vítimas do Massacre em Orlando, o blog traz uma campanha que mobiliza as pessoas que nunca doaram sangue antes.
Power of Blood é a nova campanha da NHS, o Sistema Nacional de Saúde da Inglaterra. Com iPhones em mãos, os voluntários da NHS convidaram os pedestres a usarem um aplicativo de realidade aumentada conectados a outdoors que traziam a imagem de pacientes reais ao lado de bolsas de sangue. Através de uma simulação de uma doação virtual, o aplicativo permitia que os pedestres enchessem a bolsa de sangue no outdoor. À medida que o sangue surgia na bolsa, a fisionomia do paciente no outdoor também mudava para um semblante mais saudável. Após experimentar o poder da doação e a sensação de ajudar a salvar uma vida, o pedestre recebia uma mensagem de agradecimento e um convite para se registrar como um doador. A campanha é criação da agência 23red.
Todos os anos, a NHS precisa de um pouco menos de 200.000 novos doadores. Para Nadine Eaton, chefe de campanhas nacionais da NHS, esta ação interativa é uma nova forma eficiente de recrutar pessoas. “Ainda há um grande estigma em torno de temores de agulhas ou pessoas que não estão cientes da luta de pacientes por doações. Esperamos que, ao fazer algo que as pessoas experimentem como é simples, possam ajudar“. De acordo com Nadine Eaton, a nova ação da NHS foi inspirado na campanha “Look At Me”, da organização britânica Women’s Aid e que já foi postada aqui no blog (leia aqui).
Campanha mundial
Segundo a Organização Mundial da Saúde, para garantir o fornecimento ideal de sangue seguro, o número de voluntários precisam aumentar urgentemente em mais da metade dos países do mundo. O tema do Dia Mundial do Dador de Sangue 2016 é “Sangue conecta todos nós”. Com o slogan “Compartilhe vida. Doe sangue”, a OMS destaca papel dos sistemas de doação voluntária como incentivo para as pessoas cuidarem uma das outras e unir a comunidade.
“Doadores de sangue voluntários vêm de todas as esferas da vida, mas eles têm uma coisa em comum: colocar os outros antes de si – pessoas que nem sequer sabem. Cada vez que eles doar sangue, eles cometem um ato de heroísmo desinteressado“
– Ed Kelley, diretor do Departamento de Service Delivery e Segurança no OMS, em seu site oficial.