05/04/2016

Cidadania

Em Londres, moradores de rua viram baristas.

Bom café fazendo o bem

05/04/2016

Atualização 24/06/2016: esta campanha ganhou Leão de Prata no Festival de Cannes 2016

O café está transformando a vida dos sem-tetos em Londres. A organização sem fins lucrativos Change Please está treinando moradores de rua para trabalhar como baristas em carts, os food-trucks que servem a bebida nas ruas de Londres. Eles recebem formação profissional, treinamento, uma moradia temporária e um salário digno para o mercado inglês (£9.15 a hora).

O projeto começou em novembro de 2015 com uma turma de oito pessoas, treinados por seis meses para então assumirem suas funções. Atualmente, já são 4 carts em funcionamento. A iniciativa deve se estender para outras cidades como Bristol, Manchester, Nottingham, Glasgow e Edinburgo. A crise aumentou vertiginosamente o número de pessoas desabrigadas no Reino Unido. Somente em Londres, houve um aumento de 37% de 2013 para 2014. 

A ideia é que, após seis meses de experiência, o barista tenha desenvolvido experiência e habilidades suficientes para entrar no mercado de trabalho normalmente. A Change Please se compromete a ajudar cada um deles a procurar um trabalhos integrais na indústria de alimentos e bebidas. Já foram treinados 12 trabalhadores e a previsão  é que ano que vem chegue a 100 novos profissionais prontos para o mercado de trabalho.

Captura de Tela 2016-04-05 às 11.02.22

O objetivo é iniciar um ciclo, em que cada vez mais desabrigados sejam ajudados. Se conseguirmos que uma pequena proporção dos consumidores mudem apenas o lugar onde eles compram seu café, nós realmente poderemos mudar o mundo“, diz Cemel Ezelo, co-fundador da Old Pico Roastery (OSR), uma das parceiras do projeto. A iniciativa é apoiada principalmente pelos fundadores da revista Big Issue, que também tem seus exemplares também vendidos por moradores de rua.

Confira abaixo o filme sobre a história real de um dos primeiros e mais amados baristas da iniciativa da Change Please. A criação é da FCB Inferno.

Confira o videocase apresentado em Cannes:

https://www.youtube.com/watch?v=J3hU5_GYC1g