Pesquisa diz que publicidade estimula consumo de álcool entre adolescentes

27/05/2010

Divulgada ontem (26/5), a pesquisa da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) revelou a influência da propaganda de televisão no consumo de álcool entre adolescentes e jovens. De acordo com a pesquisa, adolescentes de 14 a 17 anos já consomem 6% de todo o volume de bebida comercializada anualmente no país. E 40% do volume de bebida é consumida por jovens entre 18 e 29 anos. Para os pesquisadores responsáveis pelo estudo – Raul Caetano, Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky e Marcos Zaleski, da Universidade Federal Paulista – o consumo de bebidas alcóolicas têm uma relação estreita com a publicidade, especialmente na TV: 69% dos anúncios são divulgados nos horários de programação esportiva, nos quais os adolescentes representam 10% do universo de telespectadores. Cerca de 80% da propaganda inseridos em horários da programação esportiva estão relacionados a marcas de cerveja. Em números gerais, 68,7% da população brasileira consome álcool. Os homens representam 77,3%, e as mulheres, 60,6%. No consumo regular (de três a quatro vezes por semana ou diariamente) os homens ganham disparado das mulheres, com 9,1% contra 1,7%, e são a grande maioria entre o grupo de dependentes da bebida: 17,1% contra 5,7%, de uma média de 11,2% da população considerada dependente. O presidente do Conar, Gilberto Leifert, discorda. “Podem restringir a publicidade ao máximo, mas o acesso à geladeira vai continuar franqueado”, diz ele, afirmando que o problema é a falta de fiscalização da venda para menores de idade. “A sociedade tem direito à informação de produtos lícitos”, defende. A entidade argumenta que sem publicidade livre não há imprensa livre e que a indústria da comunicação é a base da democracia. Pela lei atual, só bebidas com alto teor alcoólico, como uísque, têm restrição de publicidade: só podem anunciar na TV das 21 às 6 horas. Cervejas podem anunciar em qualquer horário. Com informações do Jornal do Brasil e site da Abead. Leia mais artigos científicos sobre o tema aqui.