Em sua missão de aumentar a conscientização sobre os sinais de alerta dos tiroteios em escolas, a Sandy Hook Promise, uma ONG formada no devastador rescaldo do assassinato em massa de crianças em Newtown, Connecticut, em 2012, criou algumas das campanhas mais emocionantes sobre o tema. No novo filme, uma perspectiva diferente (e angustiante). A criação é da BBDO NY.
As duas campanhas anteriores, Evan e Tomorrow’s News, juntas, renderam mais de 3 bilhões de impressões e 200 prêmios da indústria, incluindo 13 Cannes Lions.
O local é pontilhado de dicas sobre a história de fundo, que vão desde um cartaz com um fuzil de assalto na porta de um armário estudantil, cartazes vandalizados até um post nas mídias sociais sobre violência iminente.
Polêmica
Dirigido por Rupert Sanders, “Point of View” é outra narrativa convincente e sinistra, embora também seja potencialmente mais polêmica do que as versões anteriores de Sandy Hook Promise.
Tanto a trama quanto o conceito – colocar o espectador no lugar de um atirador de escola – provavelmente deixarão alguns bem desconfortáveis com a mensagem do anúncio. Em “Evan”, o atirador estava escondido à vista de todos, e a história nos lembra efetivamente que os disparos poderiam ser evitados se estivéssemos mais conscientes dos sinais de alerta.
Desta vez, você está vendo o mundo através dos olhos do atirador e observando como ele é ignorado ou intimidado por outros estudantes. Alguns aplaudem a empatia do anúncio e seu foco nos padrões de comportamento que podem transformar os alunos de instáveis a violentos. Mas outros acham que isso sobrecarrega as vítimas em potencial.
Ao humanizar o assassino da maneira mais direta possível, o filme provavelmente estimulará todos os tipos de debates que já acontecem online sobre párias, bullying e como a positividade poderia evitar o desastre. Como um sobrevivente de tiroteio na escola em Parkland, na Flórida, disse no Twitter: “Estou cansado de pessoas me culpando porque eu não dei um abraço no atirador”.
Esse certamente não é o ângulo deste local da Sandy Hook Promise, embora a ONG também alerta sobre o papel que o isolamento social desempenha na condução dos estudantes em direção à depressão, autoflagelação ou violência na escola. O seu programa de prevenção “Know the Signs” inclui quatro áreas principais: “Comece com o Alô”, “Diga Algo”, “Sinais de Suicídio” e “Avaliação e Intervenção de Segurança”.
O novo PSA termina com o atirador gritando “Olhe para mim!” Quando ele começa seu ataque, mas até o vídeo reconhece que seus colegas estão cientes dele – e simplesmente não gostam do que vêem. Então, é uma lição sobre ser observador? Ou sobre ser gentil com aqueles que estão sendo socialmente exilados? E em quem deve toda essa responsabilidade cair? Tal como acontece com muitas das questões em torno da violência escolar, estas são questões difíceis com poucas respostas claras. Do Adweek.