Photoshop na celulite, iluminação especial e outros recursos para atingir uma perfeição ideal já era. A imagem poderosa é a real. Pelo menos é o que prega a nova campanha da Reebook, #PerfectNever. E para desconstruir o ideal de perfeição feminina foi escolhida a lutadora Ronda Rousey, ex-campeã mundial de UFC. O filme desconstrói a imagem do glamour com Ronda se “desmontando” – maquiagem, cabelo. “A perfeição nunca silencia as críticas. Nunca te dá chance de redenção. Então, sim, estou bem em não ser perfeita”, fala a atleta.
A cena final é um soco nos rótulos. Afinal, o ringue não é exatamente um lugar glamouroso. O slogan da campanha leva os estereótipos para o ringue: “nada é mais poderoso que ser humano”. No hotsite da #PerfectNever a Reebook complementa a ação com uma série de entrevistas com a própria Ronda e outras atletas. A criação é de Venables Bell & Partners.
A Reebook comparou os posts marcados com a tag #perfect aos marcadas #real. A diferença de 28,5 milhões a favor da #perfect comprova facilmente que há uma expectativa da sociedade não só no ideal da perfeição feminina mas a favor que elas construam uma imagem fake. De acordo com a marca, as redes sociais potencializaram os rótulos: mulheres devem ser alegres, bonitas e.. perfeitas.
Mas alguns atletas e especialistas em fitness estão começando a falar sobre a falsa realidade em torno destas expectativas. “Não existe tal coisa como perfeito. E se você acha que é, está sempre perseguindo essa coisa irreal e nunca vai alcançá-la”, diz celebridade internacional de fitness e atleta patrocinada pela Reebok, Emily Skye . “Você apenas tem que perceber que você não é perfeito, nenhum de nós é.”
Mas Skye nem sempre foi tão confiante. Quando era mais jovem, sua busca da perfeição contribuiu para a sua depressão. E foi o esporte que a ajudou a superar os problemas. Para as mulheres que estão experimentando sentimentos semelhantes, Skye recomenda que tenham em mente que as redes sociais e os estilos de vida perfeitas promovido lá muitas vezes não são reais. “Eu acho que é bom lembrar que o que você coloca lá fora (redes sociais) afeta a vida das pessoas”, diz ela.
O ex-mulher mais Fit do mundo, Camille Leblanc-Bazinet, diz que mantém isso em mente sempre que posta fotos para os seus fãs. “Eu propositadamente posto fotos em que eu nem sempre estou no meu melhor ângulo porque eu quero que as pessoas vejam como eu sou e isso é saudável”, diz Leblanc-Bazinet, que é um atleta Reebok CrossFit com mais seguidores em redes sociais do esporte (mais de 900 mil só no Instagram). “O que as pessoas pensam que é o padrão de beleza hoje é muito errado. Bonito é ser saudável e contribuir com algo para o mundo. O que eu acho que é bonito são as pessoas que estão fazendo algo com paixão”, reforça.
Ícone do UFC Ronda Rousey também não deixa de mostrar suas imperfeições no Instagram e outros meios de comunicação social. “Eu tento mostrar mais imperfeições e falhas que eu puder. Eu saio e ando por aí sem maquiagem. Eu gosto de como meu rosto parece”, diz ela. “Eu não estou tentando fazer com que eu pareça perfeita o tempo todo. Eu estou tentando ser eu mesma o tempo todo.”
O problema das redes sociais
Mas Ronda Rousey diz que não é seus campeonatos, mas a imprensa e as redes sociais que está realmente mudando a maneira como ela interage com as pessoas, e não de uma boa maneira. No hotsite da Reebook, em uma de suas entrevistas, ela criticou fortemente a forma como as redes sociais transformaram as relações pessoais.
“A mídia social está transformando como nos comunicamos em uma série de maneiras. Ninguém conversa mais no telefone. As pessoas não querem a inconveniência de dizer ‘olá’ e dizer ‘adeus’ “, reclama. Para Ronda Rousey essas interações diárias ainda são importantes.
“Não há nada nas escolas de negócios sobre como interagir e socializar com as pessoas. Isso é algo que você aprende através da prática e as pessoas não estão praticando mais. As pessoas estão tornando-se socialmente desajeitadas com o outro “, diz .
A atleta não chegou a esta conclusão ao peneirar milhares de mensagens que recebe em plataformas como o Twitter e o Facebook ou de críticos exigentes. Ela enxerga isso nos próprios amigos. “Eu estou percebendo que, na verdade, preferem digitar a falar comigo ao telefone”, diz ela.
Nas redes sociais, Ronda Rousey, prefere manter a autenticidade em suas mensagens para os fãs, apesar do que outras celebridades podem estar compartilhando. “Todo mundo olha para os ídolos e quer ser como eles”, explica ela. “É o instinto de aliciamento ou arrumando-se para a aceitação social”, diz ela da cultura Instagram que rege a vida de muitas mulheres.