Pela sua família
Garantir a segurança do trabalhador é, ou deveria ser, uma das grandes preocupações de qualquer empresa, já que ela contribui para o aumento da produtividade, da qualidade dos seus produtos e, obviamente, mantém a integridade dos seus funcionários. E também dos trabalhadores: suas consequências podem ser devastadoras.
O comercial do Conselho de Segurança e Saúde do Trabalho de Singapura mostra como a negligência – seja da empresa ou do empregado – muda drasticamente a vida não só do trabalhador como de toda a sua família. Inspirado em uma história real, o filme Shoelaces (Cadarços, em português) retrata o vínculo emocional entre pai e filha. O que a princípio parece um “comercial de margarina”, na verdade destaca que um simples descuido pode acabar com os nossos momentos mais simples e felizes. É claro que acidentes às vezes acontecem, mas a campanha alerta para o máximo de atenção: “Previna-se dos acidentes. Vá para casa seguro e saudável“. A campanha é da Grey Group Singapore.
Segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 860 mil pessoas sofrem algum tipo de acidente em seu local e horário de trabalho todos os dias. No Brasil, são mais de 700 mil por ano. O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, afirmou á revista Proteção que esses números são maiores do que mortes em guerras. “Acidentes ocupacionais representam, em primeiro lugar, tragédias humanas, mas as sociedades e as economias também pagam um preço alto. Um local de trabalho seguro e saudável é um direito humano básico e deve ser respeitado em todos os níveis“.