Paris proíbe sexismo

31/03/2017

Coleção Yves Saint Laurent foi considerada sexista. Foto de Charles Platiau/Reuters.

A publicidade sexista  está com seus dias contados em Paris. Na última terç-feira (28) foi anunciada a nova regulamentação da Prefeitura que proíbe expressamente os anúncios “sexistas e discriminatórias” nas ruas, que entra em vigor a partir de 20 de novembro.

Não poderão ser exibidos nos espaços públicos anúncios com estereótipos não sexistas, homofóbicas imagens, representações degradante e ofensiva de homens e mulheres, a discriminação com base na etnia, religião e idade e qualquer conteúdo que viole a dignidade humana. De acordo com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a capital francesa está disposta a fazer todo o possível para impedir a distribuição e promoção de anúncios que aviltam a dignidade de certos grupos.

A decisão de Paris para conter a publicidade exterior acontece depois de uma polêmica campanha para a nova coleção de Yves Saint Laurent para a Semana de Moda considerada como uma ode à “pornorexia” (mistura de pornô com anorexia) e que acabou sendo removida após uma intensa reação nas ruas e nas redes sociais. As peças mostravam mulheres em cenas consideradas degradantes. Em uma delas, de meias arrastão inclinada sobre um banco. Na outra, no chão com as pernas abertas.

A autoridade reguladora de propaganda da França solicitou a modificação dos dois cartéis depois de receber mais de 50 queixas formais.  Não é a primeira vez que a marca de luxo é envolvida em controvérsia com suas campanhas. Em 2015, o Reino Unido proibiu um anúncio publicitário estrelado pela modelo Kiki Willems considerando que estimulava um modelo de ” magreza doentia “.