Parada pela vida

25/09/2012

Os filmes acima são de uma campanha do Vietnã, com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), que alerta sobre os perigos de ingerir bebidas alcoólicas e dirigir em seguida. Usando desfechos diferentes – em um deles, o motorista mata e vai para a cadeia, e no outro o mesmo motorista é parado pela polícia antes de causar o acidente – a campanha reflete a preocupação crescente das autoridades de saúde com as vítimas do trânsito. De acordo com a OMS, o trânsito mata, por ano, 1,3 milhão de pessoas e deixa cerca de 50 milhões de feridos em todo o mundo. O Brasil já ocupa a oitava posição no ranking entre os países que mais registram mortes de trânsito no mundo.

Por aqui, aliás, terminou hoje (25/09) a Semana Nacional do Trânsito 2012 cujo tema foi a redução do limite de velocidade. Muitas instituições se envolveram com a data. O governo federal transformou a campanha Parada (Pacto Nacional pela Redução de Acidentes) em programa permanente, com apoio de porta-vozes importantes como o ex-piloto de F1, Emerson Fitipaldi, a atriz Cissa Guimarães e parceria da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A iniciativa que tem hotsite e aplicativo para celular, integrou campanhas anteriores como a Pare. Pense. Mude. com o cantor Leonardo (confira aqui). Os vídeos abaixo fazem parte da campanha da Semana Nacional:


Já o Detran do Rio Grande do Sul preferiu abordar o tema de uma forma sombria e trágica. As imagens mostram uma pessoa que vai do triciclo infantil à cadeira de rodas.

O Detran do Espírito Santo, na campanha criada pela Artplan, faz uma abordagem menos emocional e mais informativa:

No Rio de Janeiro, a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) foi às ruas para valorizar a faixa de pedestre (confira imagem abaixo). Além de ganhar uma faixa, depoimentos dos pedestres serão gravados e virarão um vídeo no YouTube. Confira mais sobre a iniciativa aqui.