Hoje, os ouvintes de algumas emissoras de rádio pelo país estão desfrutando de uma programação especial. Em homenagem ao Dia Nacional do Orgulho Gay – comemorado hoje, dia 25 de março – a Billboard Brasil elaborou uma playlist de músicas de artistas assumidamente gays. A programação especial, chamada “Parada Gay na Rádio”, está sendo executada desde essa madrugada do dia 24 de março em uma espécie de rodízio entre diversas emissoras do Brasil. De hora em hora uma emissora dá sequência à programação de outra.
A playlist, que inclui músicas de Alanis Morissette, David Bowie, Elton John e Fred Mercury, tocará nas rádios de todo o Brasil até às 23h do dia 25. As rádios Transamérica (nacional), Cidade FM (MG) e Atlântida (Sul) são algumas das emissoras parceiras da ação. Durante os intervalos da programação os locutores darão informações sobre homofobia. Entre os dados que serão apresentados estarão estatísticas impactantes sobre vítimas fatais: a cada 27 horas uma pessoa é assassinada por causa da homofobia, sendo que 70% desses crimes ficam impunes. A ideia é provocar a sensibilização da população na luta contra a homofobia.
“A influência dos artistas gays na música é gigantesca. Imagine um mundo sem Queen, por exemplo? E a ironia é que grande parte daqueles que perpetuam a homofobia são fãs desses artistas. Acreditamos sim que a música tem o poder de calar a homofobia”, diz Aricio Fortes, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil, agência responsável pela campanha.
Para o CEO da Billboard Brasil, Antonio Camarotti, essa é uma das causas mais nobres nas quais a revista pode se engajar. “A Billboard não só apoia como é contra qualquer tipo de preconceito. Para que seja um sucesso, no entanto, é preciso a participação de todos os brasileiros, por isso nossa parada começa nas rádios, mas não para por aí – vai para onde as pessoas quiserem levá-la”, afirma.
E a “Parada Gay na Rádio” também procurou engajar e a mobilizar via redes sociais. Na página oficial da campanha no Facebook, quem quiser colaborar com a campanha pode compartilhar depoimentos pessoais e informações sobre o assunto. Basta usar a hashtag #CaleAHomofobia nas postagens.
Vale lembrar que nos últimos dias, as redes sociais têm discutido bastante a respeito da homofobia por conta da novela da Rede Globo “Babilônia”, que retrata o relacionamento amoroso das personagens Teresa e Estela, interpretadas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. O beijo entre as duas personagens logo no início da trama se tornou um dos assuntos mais comentados durante vários.
Sobre a polêmica, Fernanda Montenegro esclareceu: “Não fui obrigada a ser a Teresa. Não sou uma escrava de ninguém. Estou fazendo o papel com todo meu empenho, adesão e entendimento humano da causa, que é a da pessoa que quer viver sua natureza sem disfarce. Essas personagens são um esclarecimento aos mais bloqueados de razão”. Leia a matéria completa aqui.
A nova/sb também se engajou na luta contra a homofobia. Em 2011, a nossa agência ganhou o Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos 2011 na categoria Marketing Social, pela criação e desenvolvimento da Campanha Rio Sem Homofobia. Foi a primeira vez que uma campanha contra a homofobia foi realizada e assinada por um governo de Estado na América Latina. Assista aqui o filme da campanha.