Pais, resistam!

28/01/2016

Considerado um dos grandes desafios na educação das crianças, o bom hábito alimentar depende muito da habilidade dos pais em saber a hora de atender a uma vontade do filho e a hora de dizer não. Tendo isso como ideia central, a nova campanha da Amil colocou crianças para conversarem com seus pais sobre um problema que elas ainda desconhecem, mas que atinge uma em cada três crianças no Brasil: a obesidade infantil.

Em um minidocumentário, produzido pela Artplan e veiculado nas plataformas digitais, os pais observam um vídeo em que seus filhos explicam orgulhosamente seus melhores truques e charmes para conseguir dobrá-los e comerem o que quiserem. Logo em seguida, uma nutricionista questiona os pequenos se eles sabem alguma coisa sobre doenças como a hipertensão e a diabetes. Mesmo espantados com as explicações sobre os riscos de doenças relacionadas ao excesso de peso, todas as crianças são unânimes em dizer “eu vou continuar pedindo doce para os meus pais”. O mini documentário de 4 minutos termina com a mensagem: “Não espere que elas mudem. Comece a mudança com você”, destacando que quem deve lutar contra a obesidade são os pais e que são eles que precisam resistir à tentação de agradar os filhos.

Baseado no experimento retratado no documentário, a Artplan desenvolveu o anúncio #EuDigoNÃO. Nessa versão para TV de 30 segundos, as crianças mostram suas artimanhas para sensibilizar os pais, como chorar e dizer que os odeia. No mesmo anúncio, os filhos explicam porque, ainda assim, os pais não devem ceder e saber a hora de dizer não.

Os dois vídeos fazem parte do movimento Obesidade Infantil Não, promovido pela empresa de seguro de saúde há três anos e que tem a Artplan como parceira desde então. Acreditamos que, mais do que comunicar um movimento importante como esse, é fundamental trazer informações pertinentes e fomentar discussões relevantes para a sociedade. Os dados de obesidade infantil no Brasil têm crescido rapidamente, e a melhor forma de combater esse cenário é fornecendo orientação aos pais”, diz Rodolfo Medina, presidente da agência, ao Portal da Propaganda.

Para entender um pouco mais sobre os riscos da obesidade infantil, acesse www.obesidadeinfantilnao.com.br. Neste site, além dos filmes, também estão disponibilizadas uma série de plataformas para ensinar os pais a lidarem com o problema. Entre elas, hangouts no canal da Amil no Youtube, que contar com a participação de especialistas de educação e saúde. Além disso, está programado para os próximos meses o lançamento de mais seis vídeos com orientações da especialista em Educação, Tania Zagury. Eles também estarão disponíveis no site oficial do projeto.

 

Campanha 2015

 

Em fevereiro de 2015, a Amil lançou para o movimento um vídeo para o movimento “Obesidade Infantil Não” um anúncio com a mensagem ‘A obesidade infantil começa com os adultos’. Nele, o seguro de saúde mostra como os hábitos  – não só alimentares – dos pais são reproduzidos pelos filhos no cotidiano. Assim como a campanha de 2016, ideia é mostrar que a luta contra a obesidade infantil começa por eles, não pelas crianças.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na última segunda-feira (25/01), a obesidade em crianças menores de cinco anos atingiu taxas preocupantes em países em desenvolvimento. Com base no relatório da OMS, pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco anos são obesas ou estão acima do peso no mundo. Veja mais no site do Jornal do Brasil.