Olhos vendados

13/02/2017

Para evitar que as crianças corram risco de vida, as mães e pais da Bulgária estão preferindo vendá-los. É que, ao contrário da maioria dos países europeus, por lá ainda é permitida a publicidade em  outdoors, painéis e cartazes.  O filme criado para a Smoke free Life Coaliton pela agência The Smarts, mostra uma realidade distópica onde as crianças brincam com os olhos vendados.

Os anúncios lembram um pouco o estilo das antigas campanhas da indústria do tabaco (relembre aqui a exposição trazida ao Brasil pela nova/sb).

O objetivo é pressionar o governo búlgaro a restringir a propaganda de cigarros, tirando-a das ruas. A Bulgária é um dos quatro países onde esse tipo de propaganda ainda é permitida – embora seja proibida perto de escolas, e os anúncios não podem os próprios cigarros, apenas o logotipo da marca. O país proíbe o fumo em lugares fechados e, no ano passado, uma nova legislação proibiu o uso de aditivos nos cigarros. As embalagens dos produtos vendidos no país devem vir com mensagens de alerta e imagens de vítimas das doenças associadas ao cigarro.

 

A Bulgária ocupa o primeiro lugar na Europa em  consumo de cigarros jovens de até 16 anos, segundo o Centro Nacional de Protecção da Saúde Pública. Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde revelou que 20% dos meninos e 30% das meninas de 15 anos são fumantes.  De acordo com a Smoke free Life Coaliton, que reúne instituições de saúde e de prevenção ao câncer, 7% das crianças e adolescentes começam a fumar por conta da publicidade. No site da campanha, uma petição online reúne assinaturas na ofensiva contra a indústria do tabaco.

Muitos fumantes

De acordo com a Fundação Mundial do Pulmão, a Bulgária tem o segundo maior número de  fumantes (perde para a Sérvia) – os búlgaros fumam 2.822 cigarros por ano.