“Quando você esteve aqui antes. Nem pude te olhar nos olhos. Você é como um anjo. Sua pele me faz chorar. Você flutua como pluma. Num mundo perfeito. Eu queria ser especial. Você é tão especial”. A interessante escolha da trilha sonora – a música Creep do Radiohead – pontua as cenas tocantes do filme criado pela Ogilvy & Mather do Japão para a empresa britânica Adot. Moradores de rua instalam em si mesmos luzes de Natal. O que eles precisam fazer para serem vistos?, questiona o filme que faz parte da campanha #shelights.
A campanha pede doações de apenas £5 (cerca de R$ 20,80) que serão destinados para duas instituições britânicas que ajudam pessoas em situação de miséria: Amy Winehouse Foundation e a New Horizon Youth Centre. De acordo com a Adot, existem 93 mil moradores de rua no Reino Unido e a maioria deles passa despercebido não só pela população como para as políticas públicas.
Várias campanhas de interesse público tratam moradores de rua ou pessoas pobres como invisíveis. Confira algumas que seguiram esta estratégia criativa e foram publicadas aqui no blog.