“Um homem não define a sua força, sua imagem, sua coragem ou pela orientação sexual. Um homem se define pela forma como trata a mulher.” O texto é da primeira campanha sobre a violência contra mulheres da cerveja mexicana Tecate. Para completar, a marca de cerveja da Cuauhtemoc-Moctezuma-Heineken diz que o agressor não merecem a bebida porque “não é um de nós”. “Si no la respetas, Tecate no es para ti”, diz o narrador.
A campanha, lançada no dia 14/6, ganhou Leão de Prata no Festival de Cannes 2016 e viralizou no Facebook. A criação é da agência Nomades (da Cidade do México). Nas primeiras horas de veiculação já contava com mais de 600 mil visualizações (está já com mais de 2 milhões). Mas o público não perdoou: nos comentários do filme, as pessoas estão postando campanhas antigas que mostram situações em que homens e mulheres são retaratados de forma estereotipada.
Em seu site , Tecate diz que evoluiu junto com a sociedade e vê a masculinidade de uma maneira diferente. “Temos crescido, amadurecido e evoluído juntos. Códigos de masculinidade evoluíram. Queremos a dar o primeiro passo para promover uma masculinidade moderna e inclusiva “.
A fabricante da Tecate, Cuauhtemoc-Moctezuma-Heineken, chama esta campanha “um ponto de virada na história da publicidade da marca”. E garante que pretende aumentar a consciência para o seu público na sua maioria do sexo masculino em “atitudes que minam a integridade física e emocional das mulheres “.
A campanha também inclui a criação de um centro de atendimento para ajudar as mulheres vítimas de violência e direcioná-las para o programa do governo federal do México (Alerta de violência contra as mulheres) . A empresa também anunciou o financiamento de um centro para ajudar mulheres vítimas de violência e seus filhos.