O McDonald’s adotou a CIP para melhorar sua imagem junto ao público e aos governos. A multinacional americana de fast-food é considerada uma das vilãs da obesidade em vários países e seus produtos viraram símbolos de alimentação incorreta. As lanchonetes do McDonald’s estão usando as lâminas de bandeja para dar dicas de saúde, falar de direito das crianças e de respeito às diferenças. Atrás das folhas, os consumidores têm informações sobre a quantidade de calorias de cada produto.
Além disso, a rede de fast-food mantém no ar o site Comendo e Aprendendo, onde o internauta encontra muita informação sobre obesidade infantil e adulta, alimentação saudável, prática de exercícios e dicas de médicos especialistas. O interessado pode, por exemplo, fazer o cálculo de massa corporal para verificar se está acima do peso, conhecer novas brincadeiras ou exercícios e saber exatamente o quanto de calorias está ingerindo.
Resta saber se a opinião pública vai achar suficiente que as mensagens do bem são um contraponto (de CIP) à altura do estrago causado pelas calorias.
Por Karla Mendes