O fim dos disparos

13/08/2018

Ter uma arma em casa muitas vezes não significa proteção. Na verdade, pelos dados estatísticos, significam risco de vida para as famílias. Nos EUA, diariamente há 8 mortes em acidentes com armas. Cerca de 4,6 milhões de crianças vivem em casas com armas carregadas (tirar a munição da arma é uma das principais recomendações de segurança) e em locais acessíveis a elas.

Os dados fazem parte da campanha End Family Fire, criada pela agência Droga5 para o Ad Council e Brady Center. Outro dado que faz pensar é que uma em cada cinco crianças já conseguiram manuseá-las (sem a permissão ou conhecimento dos pais) e que 75% dos tiroteios nas escolas iniciaram com o acesso de menores de idade a armas não seguras ou não supervisionadas em casa.

O site interativo da campanha traz dicas básicas de segurança para as famílias que têm armas em casa.

No Brasil
De acordo com o Mapa da Violência, existem no Brasil um total de 15,2 milhões em mãos privadas. São 6,8 milhões de armas registradas e 8,5 milhões não registradas, dentre estas, 3,8 milhões em mãos de criminosos. De 1980 até 2016, quase um milhão de brasileiros perdeu a vida por conta de armas de fogo.