23/03/2016

Be-a-bá

Muitos dos maiores problemas mundiais podiam ser resolvidos se todos pudessem ler e escrever.

Be-a-bá do analfabetismo

23/03/2016

Be-a-bá do analfabetismo

Atualização 20/6/2016: Grand Prix no Cannes Lions 2016, além de um Leão de Ouro na categoria Health & Wellness. O Festival de Criatividade de Cannes é o Oscar da Publicidade. 

Aids, fome, mutilação genital, prostituição. Ajudar uma pessoa a ler e escrever pode resolver vários grandes problemas do mundo. Para quem duvida, o Alfabeto do Analfabetismo mostra como é.

AdeAids

“Ler e escrever faria a população da África 5 vezes mais propensa a entender as informações básicas sobre o HIV. Sobre a importância da contracepção. Sobre como se contrai o vírus. Como evitar que o contágio se dê entre mãe e filho no nascimento. As palavras podem proteger você e sua família.”

Difícil é ficar indiferente à este inédito be-a-bá criado pela maior editora e de educação do mundo, a britânica Pearson. A campanha Alfabeto do Analfabetismo foi criada pela agência FCB Inferno, Cada uma das letras ganhou uma conta própria no Instagram, onde são postados conteúdos sobre cada problema citado no abecedário.

No site da campanha, tem as histórias e experiências de pessoas afetadas pelo analfabetismo e também as ações dos parceiros do projeto. Os visitantes também são convidados a assinar uma petição pedindo que a ONU coloque a alfabetização no centro das suas metas globais para o desenvolvimento sustentável. Segundo a Unesco, mais de 757 milhões de pessoas não são capazes de ler uma simples frase.