Novembro Azul é um movimento criado para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Como em anos anteriores, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vai iluminar pontos turísticos em várias cidades e distribuir panfletos explicativos. Este ano, o tema da campanha é sugestivo Um Toque, um Drible, em referência ao temido exame preventivo que pode diagnosticar precocemente a doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Entretanto, por ignorância ou preconceito, muitos homens não fazem exames preventivos. Para tirar as dúvidas sobre a doença, exames e tratamentos, o hotsite da campanha traz dicas e tira-dúvidas.
Vão ganhar iluminação azul monumentos de várias cidades como o Cristo Redentor (RJ), o Museu do Futebol (SP) e o Congresso Nacional, em Brasília. Também serão feitas ações em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro com a distribuição de material educativo. A SBU também vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas a criação de centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS, assim como acontece com as mulheres.