A população precisa cuidar mais do seu dinheiro, usar moedas e reconhecer os itens de segurança das cédulas de Real. Estes são os objetivos da campanha de utilidade pública, Nosso Dinheiro, do Banco Central, lançada em 27 de março, que tem filmes para TV, spots de rádio, cartazes, folderes, anúncios impressos, filmes educativos e hotsite. A idéia da campanha, criada pela agência Giovanni+DraftFCB, é mostrar que repassar cédulas falsas, rasgar ou rabiscar dinheiro e esquecer das moedas, representa um custo de milhões para o Tesouro Nacional. A conta sai do bolso dos brasileiros.
Para se ter uma idéia do problema, até fevereiro de 2007, foram apreendidas 4,25 milhões de cédulas falsas, que correspondem a R$ 139,5 milhões. Além disso, os brasileiros têm resistência ao uso da moeda metálica. O Bacen estima que dos 12 bilhões de moedas em circulação, menos de 50% desse volume esteja efetivamente circulando. O gasto com a reposição de cédulas danificadas também é alto. Em 2006, foram gastos R$ 136 milhões com a fabricação de 1,21 bilhão de cédulas: 80% foram destinados à substituição das notas desgastadas e danificadas. Leia mais sobre a campanha aqui.
Por Karla Mendes