A eliminação da Inglaterra da Copa do Mundo de 2014 não é apenas ruim para a seleção inglesa, mas também foi uma péssima notícia para muitas mulheres inglesas. Segundo uma pesquisa recente, quando a seleção inglesa perde, os casos de violência doméstica aumentam em 38%. Com esses dados, a instituição de caridade inglesa Tender Education and Arts lançou uma nova campanha chamada #standupworldcup, que conta com um filme impactante que tenta trazer à tona a questão da violência contra mulher. A criação é da agência BMB Agency.
As cenas mostram uma mulher muito aflita assistindo o jogo de futebol e torcendo pela Inglaterra. Quando percebe que o país perdeu o jogo e foi eliminado do mundial, se pode ver sua expressão de terror e os olhos arregalados de tanto medo, então ela desliga a TV e espera pelo pior. Então aparece a mensagem: “ninguém queria mais que a Inglaterra ganhasse do que as mulheres”. A instituição pede também que o vídeo seja compartilhado nas redes sociais com a hashtag #standupworldcup para denunciar a violência doméstica tendo como pano de fundo a Copa do Mundo. A campanha foi desenvolvida com base nos resultados da pesquisa publicada na revista de Pesquisa em Criminalidade e Delinquência mostrando. De acordo com a pesquisa, a violência também é problema nos dias em que a seleção ganha ou empata – os números são de 26% – mas aumentam em 38% a equipe nacional perde.