01/09/2016

Mobilidade

Caçar Pokémons no trânsito é um desastre.

Não tem que pegar

01/09/2016

Um homem sai da pista e acerta o carrinho de cachorro-quente, destruindo o negócio e os produtos do vendedor ambulante no centro de Chicago (EUA). Tudo para pegar um raro Pokémon chamado “Fenderbendix”.  A gravação do comercial live action na terça-feira passada (30/8) contou com a participação dos curiosos que acreditaram inicialmente ser um acidente real. Felizmente não era. A nova campanha da empresa de seguros americana Ensurance Allstate usa o jogo de realidade aumentada da Niantic/Nintendo para lembrar os riscos de dirigir e usar o celular.

O segundo filme da campanha (abaixo) é um comercial no estilo tradicional mas bem-humorado mostrando situações em que o “caçador” de Pokémons se meteu em acidentes. Tudo para capturar monstrinhos fictícios (os da campanha não são os mesmo do jogo, apenas inspirações). A campanha também usa a  #DontCatchAndDrive. A criação é da Leo Burnett.

Segurança

Apesar de Pokémon Go colecionar vários resultados positivos – arrastou uma legião de jogadores para fora de casa –  e uma benção para o setor de varejo como shoppings, cafés e pontos de vendas de produtos licenciados como Hasbro, Build-A-Bear e Scholastic, o fenômeno provocou vários alertas de segurança.

A ministra francesa da Educação, Najat Vallaud-Belkacem, afirmou na segunda-feira (30) que vai pedir aos idealizadores do aplicativo para celulares Pokémon Go que não façam das escolas francesas locais de busca para caçadores dos personagens virtuais do desenho animado japonês. Vallaud-Belkacem disse que deverá se reunir com representantes da empresa californiana Niantic, parceira da Nintendo e da Pokémon Company na criação do jogo, para explicar que o aplicativo leva pessoas alheias a vagar pelas escolas.

Lançado há pouco mais de um mês no Brasil, segundo o jornal O Globo, o jogo levou a mudanças no planejamento de segurança público. A caça aos monstrinhos virtuais promoveu aglomerações de jogadores em locais estratégicos para o game que, segundo a Guarda Municipal, tiveram a fiscalização intensificada.

Estima-se que o jogo já arrecadou US$ 450 milhões. No momento, Pokémon Go mantém uma média de 400 mil downloads por mês e mais de US$ 2 milhões por dia de receita, apenas nos EUA.