10/05/2016

Violência

Não desvie o olhar. Preste atenção.

Não olhe para o lado

10/05/2016

Não olhe para o lado

Prestar atenção é a “pegadinha” do filme. Se você assistiu ao vídeo apenas uma vez, provavelmente não verá nada demais. Talvez ache que parece ser uma discussão normal de casal. Neste caso, nós sugerimos que você assista ao vídeo pela segunda vez, sem rolar o vídeo para ler o texto. Focalize apenas na mulher.

Na Rússia, a cada 40 minutos uma mulher é vítima fatal de violência doméstica. No Brasil, 13 morrem por dia. Se você sempre levar a sério o velho ditado “em briga de marido e mulher não se mete a colher“, talvez você esteja perdendo a chance de salvar um a vida. E isso não é exagero.

Por isso, se você percebe qualquer sinal de abuso, prestar atenção pode ser um passo importante. E, claro, denunciar. Esta é a mensagem da campanha do centro de apoio psicológico da Rússia Family Matters, que entrou na onda dos anúncios com vídeo em 360 graus para surpreender os espectadores e incentivá-los a não desviar o olhar do problema. Uma mensagem que vale também para os brasileiros.

A campanha é criação da agência BBDO Rússia. Em um comunicado de imprensa, a agência alerta: “As vítimas de violência doméstica costumam justificar o comportamento de seus agressores ou preferem mantê-lo em segredo. Por isso, é tão importante que as pessoas não virem as costas para o abuso“.