Não tem nada de normal

04/04/2017

Em um país onde 30% dos pais adultos pensam que usar o castigo físico contra seus filhos é normal, esta campanha do governo da Romênia em parceria com a Unicef coloca cenas violentas em um contexto de “normalidade” para aumentar a consciência para este problema. A criação é da agência Graffiti BBDO de Bucareste.

Três em cada 10 pais na Romênia acham que castigar as crianças é útil, 11% batem em seu filho e 54% estão freqüentemente levantando voz para as crianças. Os números são de estudo da UNICEF realizado no país.

“A violência contra crianças é complexa e precisamos de intervenções de longo prazo. Sabemos que a maioria dos atos violentos ocorrem a portas fechadas. Existem inúmeros casos de abuso de crianças em nosso país. Somente nos primeiros nove meses de 2016 foram relatados mais de 10.000 casos de violência, mas todos sabemos que por trás de cada caso relatado, há mais casos de violência não declarados “, disse Despina Andrei, gerente de comunicação da UNICEF na Romênia.

De acordo com as estatísticas da UNICEF Romênia enquanto 16%  dos pais acreditam que não corrigir na base da palmada vai “estragar” a criança. A cada ano, há cerca de 13 mil casos de abuso físico e emocional ou casos de negligência e exploração na Romênia, enquanto várias formas de violência ainda são percebidas como uma atitude normal.

Sobre a Parceria Global para Acabar com a Violência contra Crianças

A Parceria Global para Acabar com a Violência contra as Crianças contra as Crianças, lançada em Julho de 2016, reúne governos, fundações, a ONU, a sociedade civil, universidades, empresas e os jovens para acabar abuso, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças. A Romênia é um dos 12 países pioneiros desta Parceria Global, preparados para fortalecer a legislação nacional para proteger as crianças contra todas as formas de violência e exploração.