“Este é o Brendan. Ele está no quartinho, sozinho. Noite passada, sua mulher, Sandra telefonou para ele ir buscá-la. Mas ele já estava na segunda taça de vinho…” Já no segundo filme, a história é do Malcom, que foi promovido a chefe do setor de fotocópias depois de um happy hour com seu chefe não tão feliz. O slogan segue o tom bem-humorado da campanha #butalive (mas vivo). Os filmes fazem parte da campanha Think!. Uma estratégia de conscientização dirigir embriagado do governo britânico que está no ar há quase 52 anos.
O primeiro filme da campanha foi veiculado na TV britânica em 1964, criação do estúdio de animação Halas & Batchelor. Foi pioneiro no alerta sobre o efeito do álcool numa época em que mal se usava o cinto de segurança. A proibição de dirigir após a ingestão de álcool (o limite é 30 mg no bafômetro) só passou a vigorar no país três anos depois. E os bafômetros começaram a ser usados na Grã-Bretanha apenas em 1968.
O slogan é de uma época em que poucas britânicas tinham carteira de motorista:”don’t ask a man to drink and drive” (não peça para um homem beber e dirigir).
A celebração
O filme de aniversário da Think! é tem aquele toque de humor britânico peculiar. As cenas são intercaladas pelo hit dos anos 80, Celebration, do grupo Kool & the Gang’s. Foi veiculado em 2014. A criação foi da AMV BBDO. O filme termina com uma mensagem forte.
Embora o número de mortes no trânsito causadas por motoristas alcoolizados tenham caído de 1.640 por ano para 240 por ano (dados de 2014), a meta do governo britânico é zerar a estatística.
No site da Think! existem muitos filmes e cartazes de campanhas recentes (confira aqui). Abaixo alguns dos posters que foram reeditados para comemorar os 50 anos das campanhas drink and drive do governo britânico: