21/06/2016

Homofobia

Campanha premiada usa música contra o preconceito na Índia.

Música contra preconceito

21/06/2016

O Grand Prix de Glass no Cannes Lions 2016 foi para a estratégia contra a homofobia 6 Pack Band, da marca de chá Brooke Bond Red Label Tea (Hindustan-Unilever). Para promover a tolerância, a música. O 6 Pack Band é formado por cantores transgêneros da Índia que fazem covers de canções pop, bem dançantes e alto astral, como a Happy de Pharrel Willians – e foi  a primeira de trabalho deles com uma versão chamada Hun Hain Happy.

A repercussão foi muito positiva na mídia e junto à população indiana, tradicionalmente pouco tolerante com pessoas trans. As músicas tocaram incessantemente nas estações de rádio do país e foram sucesso também nos aplicativos de streaming, além de aparecer em grandes eventos de música, incluindo Radio Mirchi’s Music Awards. A ideia teve como objetivo acabar com o estigma contra o “terceiro sexo” e ao mesmo tempo promover o mantra de Brooke James Bond Red Label  para “unir as pessoas.” A criação é da  agência Mindshare Mumbai.

O grupo acaba de gravar o primeiro single, pela gravadora Emi.

Criada no ano passado, a categoria Glass Lions premia trabalhos que abordam e procuram ter um impacto positivo sobre a desigualdade de género, o desequilíbrio ou a injustiça. A Índia conquistou o prêmio nesses dois anos consecutivos. No passado foi com Touch the Pickle, da BBDO para P&G (veja aqui), com foco na igualdade de gêneros. Este ano, o GP foca nos transgêneros, mostrando que o que se busca é igualdade, independentemente do gênero.

“É um trabalho que mostra o poder de uma marca na transformação social. Tem foco no negócio e tem preocupação social ao mesmo tempo”, disse a presidente do júri Madeline di Nonno, CEO do Geena Davis Institute on Gender e presidente do Juri. Com informações do Ad Age.