Em Singapura, os trabalhadores domésticos estrangeiros, principalmente empregadas domésticas, trabalham por anos sem descanso. Pesquisas recentes mostram que a situação acontece com aproximadamente 40% das empregadas doméstica, apesar de uma nova lei (aprovada em 2013) determinar que eles têm direito a pelo menos um dia de folga semanal mesmo se morarem com a família. O filme acima é criação da Ogilvy&Mather de Singapura para a Transient Workers Count Too (TWC2), uma organização sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos trabalhadores imigrantes.
O filme “Mums & Maids”, lançada perto do Dia Internacional do Trabalhador (1º de maio), argumenta que além de dar esse descanso – que é um direito – para as empregadas, as mães têm a oportunidade de se relacionar com seus filhos com mais proximidade. E a peça cutuca fundo. As cenas mostram uma entrevista onde as mães e domésticas respondem perguntas sobre a criança – como o melhor amigo e que quer ser quando crescer – seguida da reposta da própria criança. O que se vê no fim é uma sintonia muito mais forte da criança com a cuidadora do que com a própria mãe. Segundo a organização, 74% das empregadas domésticas entrevistadas acertaram mais respostas do que as mães. A partir desse resultado o filme provoca: “Não deveríamos passar mais tempo com nossos filhos?”.
Polêmica
Com mais de 500 mil visualizações no Youtube, o filme enfrentou polêmicas e chegou a ser considerado parcial porque não levou em conta as mães que alegam não ter tempo para dar a devida atenção aos seus filhos devido ao trabalho. Outra crítica é que só sobrou para a mãe: o filme não retrata a falta de conexão de uma figura paterna com o filho. “O vídeo vilaniza as mães. Nós já nos sentimos culpadas por não sermos capazes de passar tempo suficiente com as crianças e este vídeo nos faz sentir pior”, critica a agente imobiliária Siti Zubeidah ao site ChinaPost. Já o executivo de banco Tricia Lim vê a campanha como válida: “É verdade que alguns pais não passam tempo suficiente com seus filhos. O vídeo é um bom lembrete “.
Em um comunicado de imprensa a TWC2 afirmou que esta discussão é exatamente o que a equipe esperava quando iniciou a campanha. “Quatro dias após o seu lançamento, o vídeo da campanha já atingiu mais de 2,6 milhões de telespectadores em todo o mundo. Nunca uma questão do direito de folga dos trabalhadores domésticos foi discutido nesta escala e gerou tanto burburinho”, explica. “Se você gostou do filme ou não, não vamos esquecer que temos falhado miseravelmente como em sociedade em nosso tratamento dos trabalhadores domésticos. Muitos trabalhadores domésticos trabalham dia após dia, sem direito de trabalho fundamental de um dia de descanso semanal. Temos feito campanha para isso há mais de uma década “, acrescentou o porta-voz. A campanha incentiva a continuidade do debate no twitter através a hashtag #IGiveaDayOff.