No Brasil, estima-se que existam cerca de 24 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física. E apesar da lei que obriga as empresas a contratarem um percentual de pessoas com algum tipo de limitação física de acordo com o número total de funcionários, o ultimo censo aponta que 55% deles ainda estão desempregados.
Para mostrar que o portador de necessidades oficiais pode ser igualmente eficiente no mercado de trabalho, a loja de mobiliário e design brasileira Oppa uniu forças com o Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil na campanha “Móveis Eficientes”. Criada pela Y&R, de forma pro bono, a campanha divulga o projeto Emprego Apoiado. “O Emprego Apoiado é uma inovação que acredita nas potencialidades da pessoa com deficiência e não nas suas possíveis limitações. A aplicação dela permite a contratação e retenção no trabalho, porque atua compatibilizando os desejos da pessoa e as necessidades das empresas”, comenta Suely Ferreira, gerente executiva do ITS Brasil.
Suely explica que projetos como esse são essenciais porque mesmo que as empresas sejam obrigadas a contratá-los, os processos seletivos não são os adequados. E ainda enfrentam o preconceito dentro do ambiente de trabalho.
Os móveis da campanha são assinados pelo designer e marceneiro Rodrigo Silveira. Veja alguns deles abaixo.