O Instituto de Segurança nas Estradas da Bélgica (IBSR) convidou seis motoristas imprudentes para ir a um evento que eles acreditavam ser um encontro com amigos. Ao chegar no local se depararam com o seu próprio funeral. E tiveram de ouvir declarações emocionadas dos parentes e amigos do tipo “Por favor, me ouça. Diminua a velocidade. Não me deixe, filho. Eu te amo” ou “Eu preciso ser forte. Mas como isso é possível? Sou um pai que está enterrando sua filha”. As reações dos seis jovens foram captadas por câmeras escondidas (assista o making of do filme no final deste post).
O filme Il est parti trop vite (Ele partiu muito rápido) faz parte da campanha Go To Zero do governo belga para zerar os acidentes fatais causados pelo excesso de velocidade e também conta com um site, aplicativo, conteúdo nas redes sociais e game. A criação é da agência belga 20Something.
O site Go To Zero tenta envolver os jovens, público-alvo da campanha, também ouvindo a opinião sobre que tipo de propaganda eles consideram eficaz para mudar o comportamento. Uma enquete curta, tenta mapear o que pensam e sente sobre as dicas de trânsito oferecidas, as ferramentas usadas na campanha e as peças feitas até agora. O filme com a ‘pegadinha’ do funeral causou enorme repercussão na Bélgica e já foi assistido por mais de 3 milhões de pessoas.