Dirigir e usar o celular já é um dos maiores problemas de trânsito. Além das autoridades de trânsito, as montadoras também estão atentas ao tema. A Opel lançou uma nova tecnologia o “The Siri Eyes Free System”, que faz o reconhecimento de voz pelo iphone e alerta os motoristas a não se distrair na direção. Criada pela agência Tapsa Y&R da Espanha, as peças mostra uma tela como a de desbloqueio de tela do iphone e entre cada extremidades um carro e do outro um homem correndo, um menino e um animal prestes a serem atropelados.
Outra campanha muito criativa, a Volkswagen realizou uma ação em um cinema de Hong Kong chamada de “Eyes on the Road”. O filme começa com um carro em alta velocidade em uma estrada pela perspectiva do motorista. De repente, os celulares de todas as pessoas do cinema recebem uma mensagem. A maioria tira os olhos da tela para verificar o celular. Neste momento, o carro do filme bate, assustando a platéia e surge o alerta sobre o perigo de desviar a atenção da estrada mesmo por alguns instantes. A ação é da Ogilvy Beijing, da China.