Muitos dizem que não há nada mais valioso que o tempo. O problema é quando a pressa pode significar colocar em risco a própria vida. Na Costa Rica, todo mês, seis pessoas são mortas por causa da pressa. Por acreditarem que atravessar uma passarela é perda de tempo e que vale mais a pena arriscar a vida atravessando ruas e avenidas movimentadas. Um comportamento comum aqui também no Brasil.
Para os apressadinhos, a empresa de telecomunicação porto-riquenha Kolbi fez uma proposta inusitada e tentadora aos pedestres. Se atravessar a passarela é perda de tempo, ela dará a eles este tempo de volta. A campanha “Minutes for Life”, criada pela Publimark Mullen Lowe, dá três minutos de crédito nos celulares toda vez que o pedestre usar uma das 20 passarelas das ruas mais perigosas do país. Os crédito servem para navegar na internet e fazer ligações sem pagar nada.
Em cada uma dessas passarelas foram instalados totens onde as pessoas precisam retirar um código para poder receber seus minutos de volta. Nas quatro semanas de ativação da campanha, já foram dados aos pedestres mais de 12 mil minutos de vida e não foi registrada nenhuma morte por atropelamento. “Não há nada mais valioso que o tempo. Exceto, é claro, a vida“, finaliza a campanha.