#MeuAmigoSecreto

25/11/2015

Hoje é o Dia internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres e o blog traz mais uma campanha contra o machismo  que tomou conta das redes sociais. Após o sucesso dos movimentos #MeuPrimeiroAssédio, em que mulheres compartilharam suas primeiras experiências de abuso e #AgoraÉComElas, em que colunistas e blogueiros de diversos veículos deram lugar para que mulheres pudessem se expressar, mais uma mobilização virtual está fazendo com que mulheres denunciem o machismo enraizado na nossa sociedade.

Através da hashtag #MeuAmigoSecreto, os internautas aproveitam a proximidade das festas de fim de ano para usar a tradicional brincadeira de troca de presentes  como uma forma de denunciar comportamentos machistas de conhecidos. “#Meuamigosecreto trai a esposa, mas diz que não larga pq nenhuma chega aos pés da mulher que arruma a casa e deixa a roupa passada pra ele” e “#MeuAmigoSecreto adora sexo, mas acha que, se a mulher quer transar no primeiro encontro, não serve pra namorar” são alguns dos relatos irônicos do novo sucesso da internet.

Ainda sem uma origem esclarecida, a nova campanha já serve como inspiração para outras ações nas redes sociais. A técnica em segurança do Trabalho Bruna Sousa, aproveitou a popularização do movimento para criar uma página homônima no Facebook para renir casos de machismo relatados na campanha. “Imaginei que, assim como eu, outras garotas queriam aderir à campanha, mas não podiam postar na própria linha do tempo. Realmente estou recebendo muitas mensagens para serem postadas anonimamente. Isso dá visibilidade a essas mulheres sem elas sejam expostas“, explicou. “Denuncie o machismo”, pede a página, que já contabiliza mais de mil curtidas em menos de dois dias.

Assim como acontece em qualquer campanha que viraliza na internet e que aborda temas polêmicos como a igualdade de gêneros, internautas se apropriaram da hashtag #MeuAmigoSecreto para discutir outros assuntos como outros tipos de discriminação, política e também para ironizar a causa da campanha. A hashtag #MinhaAmigaSecreta também alcançou os trend topics como uma reação contra o feminismo.

#MeuAmigoSecreto surgiu em meio à divulgação de pesquisas recentes que evidenciam a desigualdade de gêneros no Brasil. Na última segunda-feira (23/11) foi divulgado o relatório  Education at a Glance 2015, que coloca o Brasil em primeiro lugar em diferença salarial entre homens e mulheres. O salário médio da mulher brasileira com diploma de curso superior representa apenas 62% do salário de um homem com a mesma escolaridade. No início do mês (9/11)  foi divulgado o relatório Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil. O estudo revela que o número de homicídios de mulheres negras aumentaram 54% em dez anos no Brasil, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013.

Veja abaixo alguns comentários que ajudaram a popularizar o #MeuAmigoSecreto.