C&A incentiva a leitura

15/02/2007

O site Prazer em Ler do Instituto C&A é um agradável convite a ingressar no programa, que está apoiando projetos que incentivem a leitura em escolas públicas e instituições sociais. Instituições sociais e escolas públicas de 19 estados e do Distrito Federal receberam recursos do Instituto, que também está formando 800 mediadores em todo o país.

E é justamente a figura dos mediadores de leitura que tem destaque no site. Existe um bom material de apoio para quem se interessar em ser voluntário. Também há dicas de como as instituições sociais ou escolas públicas podem participar. Já as boas práticas de incentivo à leitura viraram notícias.

De acordo com o site, 64 bibliotecas comunitárias receberam recursos do Prazer de Ler, além de 400 títulos e dois terminais de computador com acesso à internet. A meta do programa para 2006 é totalizar 29.200 títulos doados às bibliotecas e equipá-las com 146 terminais com acesso à internet.

Também vale a pena entrar na justificativa do projeto e conhecer os tristes números da leitura no Brasil. De acordo com o site, o Brasil tem um dos mais baixos índices, com 1,8 livros por ano lidos por habitante. São 33 milhões de analfabetos funcionais – a pessoa foi alfabetizada, mas é incapaz de compreender um texto simples.