01/07/2016

Mobilidade

Um GPS que protege as crianças.

Mais devagar

01/07/2016

Nos países escandinavos, 62% dos motoristas dirigem muito rápido mesmo próximo a escolas e creches. A maior companhia de seguros da região, a IF Insurance,  queria fazer algo a respeito. E mostrou que uma boa campanha de comunicação de interesse público se faz também com inovação. A estratégia criada pela Forsman & Bodenfors teve como peça central a criação de um aplicativo de GPS que demorou um ano para ser desenvolvido. E rendeu um Leão de Bronze em mídia no Festival de Cannes 2016.

A tecnologia que usa geolocalização via satélite, troca automaticamente a voz do navegador por voz de criança quando o veículo se aproxima de locais onde elas podem estar – além das escolas e creches, parques e áreas residenciais. Além de dar as direções, a voz recomenda que o motorista reduza a velocidade para 30 km/h.

O recurso de navegação por voz infantil  já está disponível na Suécia, Finlândia e Noruega. A primeira versão do aplicativo inseriu no GPS todas as escolas e creches na região nórdica. Uma seção crowdsourcing no site da IF pede ao público para adicionar mais locais. Até agora, mais de 20 mil pessoas já contribuíram com a atualização do aplicativo.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play. Aliás, desde o seu lançamento, em agosto de 2015, é o segundo mais baixado na região escandinava. A meta agora é convencer as montadoras a instalar o GPS no sistema de navegação dos carros.

Resultados da campanha

A estratégia virou notícia em 164 países e alcançou cerca de 87 milhões de pessoas. Recentemente, foi selecionado pelo programa de pesquisas do Instituto de Estradas e Transportes da Suécia.