A aparência de uma atleta é algo que só devia dizer respeito a ela. Mas a mídia não liga para isso. Não faltam os rótulos. Muito musculosa, tem celulite, a roupa é muito curta.. As discussões sobre estética das atletas muitas vezes superam suas conquistas esportivas. Quer um exemplo? A celulite da tenista Maria Shaporova foi notícia no mundo todo (veja aqui).
A segunda fase da campanha da Dove #MyBeautyMySay aproveita o período das Olimpíadas para falar dos estereótipos que assombram das mulheres no esporte – veja aqui o primeiro post que fizemos sobre a campanha, lançada no início do mês.
Ex-ginasta e medalhista de ouro olímpico Shawn Johnson enfrentou críticas da mídia em seu tempo como atleta. Muitas vezes não tinham nada a ver com a sua capacidade atlética. Ela é uma das protagonistas da campanha da Dove, lançada oficialmente hoje.
Um levantamento da Dove deste ano, apontou que 13% dos comentários jornalísticos (foram analisados EUA e Canadá) falavam da roupa das mulheres; 33% falavam de seus corpos; 41% falavam de sua beleza; 5% falavam da idade delas; e 8% falavam de seus cabelos. Ainda de acordo com este estudo, o público foi impactados por estas “matérias” 25,3 milhões de vezes. No hotsite da campanha, a Dove mostra a frase sexista e o veículo responsável, com a opção de enviar uma mensagem direta a jornais e portais como o NY Times, Daily Mail, Montreal Gazette, TMZ, ESPN, 9Gag, Sports Ilustraded, Yahoo, entre (muitos) outros.
A partir de amanhã (27/7), um outdoor da Dove na Times Square, em Nova York, vai transmitir comentários sexistas reais da mídia sobre atletas mulheres.
Quero treinar em paz
Em parceria com o Think Olga e AzMina, o portal UOL resolveu fazer um especial diferente para as Olimpíadas. A campanha #QueroTreinarEmPaz está em um hotsite que traz uma série de vídeos e reportagens contra o machismo no esporte. Foram ouvidas 21 atletas, treinadoras e ex-atletas e resultou em cinco filmes que lançados um por dia até sexta-feira. Confira a seguir os três primeiros.
O UOL pediu para as leitoras também contarem as suas histórias usando a hashtag. Confira algumas abaixo (e as demais aqui).