Má influência

11/09/2018

O filme acima, criado pela Publicis e protagonizada pelo ex-piloto de F1, Nico Rosberg, faz parte da campanha da Heineken, lançada em agosto sobre direção responsável. A marca, que está divulgando resultados de uma pesquisa global sobre álcool e direção. O estudo é parte da iniciativa “When You Drive, Never Drink”, que há três anos se dedica a mudar positivamente o comportamento cultural de seus consumidores.

Realizado em dez países (Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Índia, África do Sul, Vietnã, Holanda e México), o estudo analisou condutores de ambos os sexos e com idades entre 25 e 54. Entre os principais pontos apurados pela marca estão que 68% dos motoristas entrevistados bebem álcool antes de dirigir e que 49% das vezes se deixam levar pelo momento devido à pressão dos amigos.

A pesquisa também avaliou que 51% dos entrevistados não compreendem os riscos em torno da escolha em beber antes de dirigir, sendo que 64% deles mudariam seus hábitos se tivessem outras opções disponíveis de transporte e locomoção. Além disso, o estudo revela que 46% dos consumidores dizem que conhecem as leis de trânsito e sabem os limites de concentração de álcool no sangue e, em análise mais profunda, apenas 18% sabem corretamente quais são estes limites.

A pesquisa encomendada pela Heineken mostra que, no Brasil, 87% das pessoas se planejam para não beber quando irão dirigir, mas acabam cedendo à pressão dos amigos, problema conhecido pelo termo Peer Pressure. O estudo também apontou que 65% dos motoristas brasileiros estão acostumados a beber e dirigir, sendo que 49% destes afirmam ter seu próprio limite de tolerância ao dirigir alcoolizado. Por fim, um a cada três entrevistados brasileiros que dirigem embriagados compreendem como cultural consumir bebida alcoólica antes de guiar o veículo.

Com informações do Adnews.