Que tal um smoothie que você teria de beber junto com compridos de antibiótico e leva gotas de cloro para matar a bactéria causadora da febre tifóide. Ou um suco de limão siciliano que precisa ser coado para tirar resíduos sólidos e bichos como sanguessugas. Talvez um pão de mel feito com água com alta concentração de algas, que nem a gente acha em muitos rios e córregos na maioria das cidades brasileiras. Provavelmente você ficará enojado só de olhar para estes vídeos veiculados pelo Tasty, o canal de gastronomia do Buzzfeed.
A ideia é essa e por uma boa causa. Chamar a atenção de todos: 663 milhões de pessoas têm de consumir e cozinhar com este tipo de água que embrulhou o seu estômago. A água suja mata mais pessoas no mundo que a guerra e os outros tipos de violência combinadas. A iniciativa da Tasty é uma parceria com a ONG Charity: Water. Os vídeos também foram veiculados no Discover, o canal do Buzzfeed no Snapchat.
A estratégia faz parte da campanha #FightDirty (Lute contra a Sujeira). Todos os filmes foram feitos no mesmo formato dos programas de receita normais do Tasty. Com música alto astral e cenas em primeiro plano, que levam o espectador a sensação que está fazendo a receita. A criação é da agência DigitasLBi.
A parceria com os canais do Buzzfeed é muito importante para engajar as pessoas na causa – e financiar mais projetos de limpeza da água em regiões pobres do plaenta. De acordo com o Facebook, 1 em cada 4 pessoas na rede compartilha os vídeos do canal Tasty.
Mais sobre a Charity: Water
A ONG acaba de completar 10 anos. Atua em 24 países com mais de 20 mil projetos de despoluição e limpeza de água. Já conseguiram levar água limpa a 6 milhões de pessoas.