Milhões de pessoas usaram o aplicativo Lookback do Facebook para criar filmes com a retrospectiva de sua experiência na rede social, que completou 10 anos ontem (04/2). Acontece que a data também devia ser marcante por outro motivo: o Dia Mundial do Câncer. O filme acima, criada pela agência Iska Digital, usa a trilha e o estilo do aplicativo para observar que houve pouca menção à data.
No canal do Youtube da agência, a descrição do filme é um desabafo: “Nós da Iska Digital vimos muitos compartilhamentos do recurso “Look Back” que o Facebook disponibilizou na data de hoje (04/02/2014) em comemoração aos 10 anos de sua existência. Mas por coincidência, hoje também é o Dia Mundial do Câncer. E vimos poucas publicações sobre o assunto, e nos questionamos de como um assunto tão mais importante como esse não teve a devida importância na rede.”
Campanha do INCA
“Derrube os mitos!” é o slogan da campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para marcar o o Dia Mundial do Câncer. Foram criados cartazes e peças para redes sociais (avatar e capa para Facebook e Twitter). O objetivo é disseminar conhecimento sobre os vários e diferentes tipos de tumores malignos e derrubar preconceitos a respeito da doença. O primeiro mito, segundo a campanha, é o de que não se deve falar sobre o câncer, o segundo, de que câncer não tem sintomas ou sinais. O terceiro mito a ser derrubado é o de que não há nada que se possa fazer contra a doença. De acordo com o coordenador de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Claudio Noronha, o desconhecimento é um dos maiores vilões na luta contra a doença que, a cada ano, provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo. A prevenção e o tratamento precoce são as melhores armas para enfrentar a doença. Confira no site do INCA.
Com informações da Agência Brasil.