Apagando a violência

09/03/2015

 

Com uma ação interativa inédita  a organização britânica Women’s Aid, em parceria com a agência londrina WCRS, lançou uma campanha impactante para o Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, dia 8 de março. 

Para destacar a importância de não fazer vista grossas a caso de violência doméstica, a campanha “Look At Me” contou com o desenvolvimento de um outdoor digital que mostra a imagem de uma mulher com o rosto repleto de hematomas e pedindo: “Olhe para mim.” Até aí, nada de inovador. Acontece que o outdoor possui uma tecnologia de reconhecimento facial que detecta quando as pessoas olham fixamente para a imagem.

A surpresa acontece quando, à medida que mais pessoas encaram a imagem da mulher, os hematomas começam a sumir gradualmente, passando a mensagem que quanto mais pessoas derem a atenção devida aos casos de violência contra mulheres e tomarem alguma atitude menos sinais de violência irão existir.

Além disso, ao serem detectadas pelo aparelho de reconhecimento facial, as pessoas recebem via Weve  uma mensagem agradecendo por não terem desviado o olhar e os incentivando a doar uma quantia de cinco dólares para a Women For Women.  Essa é a primeira vez que um outdoor digital utiliza uma ferramenta de rastreamento que aciona um conteúdo em tempo real por interação das pessoas na rua.

A campanha “Look At Me” não se limita apenas aos outdoors. Ela conta também com um anúncio de 30 segundos para o horário nobre na televisão e que incentiva as pessoas a fazerem doações de cinco dólares via sms.

look at me 2

“A violência doméstica é vivida por centenas de milhares de mulheres todos os anos, mas muitos se sentem incapazes de dizer a alguém, porque elas pensam que não vão ser entendidas. Essas mulheres vivem em uma prisão invisível: controladas e prejudicadas pela pessoa que mais deveriam amá-las”, afirma Polly Neate, CEO da Women’s Aid, ao site da Ocean Outdoor. Neate explica ainda que a cada semana duas mulheres são mortas por um parceiro ou ex-parceiro na Inglaterra e no País de Gales e que a doação para a Women’s Aid pode ajudar mais mulheres a  escaparem de uma situação de risco de vida. Para o CEO da Ocean Outdoor,Tim Bleakley, a utilização das telas digitais ao vivo para mudar e abordar publicamente uma questão que muitas vezes não é denunciada demonstra a capacidade dinâmica do “digital out of home” para amplificar uma questão extremamente importante como a violência doméstica.

Para ler sobre outras campanhas que o blog já publicou e que abordam a violência doméstica, clique aqui.