Livro para plantar

08/05/2015

 

Você sabia que ao reciclarmos uma tonelada de papel, além de 17 árvores adultas serem salvas, dez mil litros de água são economizados? Diante desses números  e tendo seu produto como fruto da extração de árvores, a editora argentina de livros infantis “Pequeño Editor” encontrou uma forma diferente e inspiradora de alertar sobre a consciência ambiental além de incentivar a leitura de crianças e jovens. Com a direção criativa da FCB Buenos Aires, a editora lançou o  “Livro Árvore”, um livro que após ser lido pode ser plantado.

Com o objetivo de devolver a matéria prima do seu negócio à natureza e criar o ciclo “árvore-livro-árvore”, as páginas do livro, intitulado “Meu pai estava na selva”, são feitas de papeis já reciclados e tintas biodegradáveis, além de serem incorporadas com diversas sementes de jacarandá, uma árvore nativa da América Central e do Sul – especialmente da Argentina – ameaçada de extinção.

“Quando um projeto tem algo importante a oferecer ao mundo, colaborando com a ecologia, nos faz sentir bem. É o caso deste livro. Não é nem mais nem menos do que um objeto que atinge crianças conscientes sobre o cuidado da natureza “, disse Tony Waissmann, CEO criativo da FCB Buenos Aires, em entrevista ao portal AdLatina.

Apesar de considerarem difícil gerar uma campanha publicitária no mercado de livros infantis e de despertar o interesse dos meios de comunicação, a visibilidade que campanha do livro alcançou não surpreendeu a editora. “É uma ideia tão inovadora e perturbadora que em poucos dias fez a “Pequeño Editor” ser conhecido por um grande número de pessoas e formadores de opinião. Eles nunca tinham  ouvido falar de nós. O ‘Livro Árvore’ reúne em si tudo o que nós gostamos de fazer com um sentido profundo e poderoso”, explicou a diretora editorial Raquel Franco ao site LatinsSpots.

Contada a partir da voz de uma criança, “Meu pai estava na selva” conta uma história bem humorada e infantil sobre uma aventura na selva do Equador. Ainda não comercializado, o livro deverá ser distribuído pela Argentina em breve. De acordo com Raquel Franco, as pessoas que tiverem o interesse em ter acesso ao “Livro Árvore” deverão fazer o pedido pelo e-mail libroarbol@pequenoeditor.com .