Como você reagiria?

14/01/2016

 

Dedicado a acabar com a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher, Ministério de Relações Sociais, Direito e Saúde da Mulher da França  lançou recentemente uma campanha interativa para mobilizar a população a dar um basta em umas das principais formas de violência contra a mulher: o assédio sexual.
Focado especificamente nos assédios que as mulheres sofrem diariamente nos transportes públicos, um dos filmes da campanha mostra o momento em que uma mulher é vítima de assédio. Através dos recursos de anotações do Youtube, conhecidos como annotations, o usuário é convidados a refletir qual seria a sua atitude diante da situação e decidir o desfecho da história.

Além da ação interativa, a campanha também contou com um filme e pôsters espalhados em todas as estações de metro da França. Na série de pôsters, os nomes das estações no mapa do metrô foram trocados por nomes fictícios, como: “Olá, moça”, “Você é uma gracinha” e “Essa saia curta é pra mim?”. No decorrer do mapa, as estações vão ganhado nomes cada vez mais fortes e agressivos, como “Você é gostosa e está me excitando” e “Me responde, vaca”. No fim, a mensagem: “Pare. Já chega! A rotina de uma mulher não deve ser assim”. Em um comunicado de imprensa o Ministério explica que o objetivo da campanha é fornecer a todos ferramentas para reagir e alterar o comportamento de modo que nenhuma agressão seja banalizado.

Além das estações, a campanha também foi veiculada e promovida em diversas plataformas de mídia social, sempre lembrando que qualquer tipo de assédio é passível de punição, como multas pesadas e prisão.


Live Billboard

Considerado um dos países mais seguros e com a melhor qualidade de vida do mundo, a Suíça vem se destacando negativamente nos últimos anos por pelas altas taxas de violência doméstica. De acordo com relatórios de centros de apoio às mulheres, uma em cada cinco mulheres no país é vítima de violência doméstica pelo menos uma vez em sua vida – incluindo ameaças, chantagem, espancamentos e violência sexual. Mas pela falta de denúncias de testemunhas, muitos desses casos são esquecidos.

A organização Frauenzentrale Zürich aproveitou o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres para lançar também uma impactante campanha interativa e chamar a atenção das pessoas e incentivá-las a levantar a voz contra a violência doméstica.

Desenvolvida pela agência Publicis, a campanha Live Billboard montou no pátio de um shopping um painel extremamente interativo que mostra em tempo real uma representação de uma situação de violência, transformando os clientes em testemunhas. Para que a agressão não continue, as pessoas são convidadas à interagir com o painel e interceder. E você , como você reagiria se estivesse nesses ônibus ou nesse shopping?