Especialmente para o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (08/3/2015), a Avon fez um lançamento fictício de uma linha de maquiagem para divulgar o disque denúncia.
“A Linha 180 da Avon é indicada para mulheres de todas as idades e estilos, que descobriram o quanto merecem ser lindas e realizadas. Uma maquiagem invisível que revela tudo o que precisa ser visto e acaba definitivamente com marcas profundas.” Esta é a descrição do site oficial da marca.
Maquiagem invisível e que acaba com as marcas profundas? Acontece que algumas marcas no rosto de uma mulher jamais deveriam ser escondidas por uma maquiagem. É com esse conceito que a Avon lançou a campanha criada pela agência Newstyle contra a violência doméstica, e que divulga o disque denúncia 180, referente à Central de Atendimento à Mulher da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República.
Ao propor que mulheres que sofrem com esse problema em casa usem sem medo os novos produtos fakes da linha 180, como o “Batom Antissilêncio” e o “Pó fácil Cicatrizante”, a Avon as incentiva a não esconderem as marcas da violência que sofrem e a pedirem ajuda. “A Avon acredita no fortalecimento da mulher, na autoestima, e sabe como é importante para uma mulher usar um batom, uma base, se sentir mais linda. Queremos que a mulher mostre no rosto as marcas e cobre proteção da sociedade”, comenta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.
Além de criar uma edição especial de revista informativa para as suas revendedoras mostrarem nos lares aos quais têm acesso a Avon criou um site oficial da campanha que apresenta o filme e os produtos da Linha 180. O site disponibiliza também a página “Teste a Linha”, onde as internautas podem simular o uso da “maquiagem invisível” que tira gradualmente o disfarce da maquiagem e deixa as marcas da violência à mostra.
Segundo Lírio Cipriani, a Avon está capacitando suas revendedoras para falarem com suas clientes e pessoas próximas sobre formas de enfrentar a violência doméstica. “Esse diálogo informal incentiva as mulheres a perderem o medo e a denunciar, que é o primeiro passo do enfrentamento”, completa ao site Adnews.
Para despertar a curiosidade do público e os convidarem a acessar o site, a campanha conta com peças de mobiliário urbano veiculadas em pontos de ônibus que expõem as embalagens dos produtos vazias em uma vitrine.
A Violência contra a mulher no Brasil
A lei Maria da Penha foi criada em 2006. Mesmo assim, desde sua criação, a cada quatro minutos uma mulher é vítimas de agressão no Brasil. Além disso, nesse período a Central de Atendimento à Mulher atendeu mais de três milhões de denúncias de violência doméstica. Somente no Rio de Janeiro, os casos quintuplicaram nesses oito anos. Leia mais sobre a pesquisa aqui.