Hoje, dia 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E para aumentar a conscientização a respeito do autismo e a inclusão das pessoas que sofrem desse transtorno, a organização Autism Speaks lançou pelo sexto ano consecutivo a campanha Light It Up Blue.
Light It Up Blue é uma campanha que envolve os sete continente, 101 países e mais de 1.300 cidades e incentiva governos e empresas a iluminarem as cidades, edifícios e monumentos com a cor azul. São esperados que mais de 8.400 estruturas, edifícios e monumentos sejam iluminados até o fim do dia para mostrarem apoio à comunidade internacional de autismo, entre elas o Empire State Building, em Nova York, as Cataratas do Niágara, no Canadá e as Pirâmides do Egito. No Brasil o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, já foram iluminados com a cor durante a noite do dia 1º de abril para chamar atenção para a campanha.
Segundo o site O Globo, a edição da campanha em 2015 tem como tema “Emprego: a vantagem do autismo”, que busca enfatizar o potencial dos autistas e incentivar as empresas a oferecerem mais oportunidades de emprego para as pessoas com autismo. De acordo com o Secretário Geral da ONU, Ban ki-Moon, mesmo com um enorme potencial mais de 80% dos adultos com autismo estão desempregados, porém, essas pessoas têm um potencial enorme. ” Os indivíduos com autismo têm um enorme potencial. A maioria tem notáveis habilidades visuais, artísticas e acadêmicas. Graças ao uso de tecnologia, pessoas não-verbais podem se comunicar e compartilhar suas capacidades ocultas. Reconhecer o talento de pessoas no espectro do autismo, ao invés de focar em seus pontos fracos, é essencial para a criação de uma sociedade verdadeiramente inclusiva “ ressaltou Ban ki-Moon.
Para participar da campanha nas redes sociais, você pode mostrar como você está iluminando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo através de uma selfie e compartilhá-la no Facebook, Twitter e Instagram com uma placa com as hashtags #LightItUpBlue ou #LIUB.
Fora das redes sociais, uma das maneiras mais fáceis para participar da Light It Up Blue é simplesmente usando peças de roupa azuis. Veja abaixo fotos da campanha que começou já na primeira hora do dia 2 de abril.
Segundo o Dr. Dráuzio Varella, o autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. “O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental”, afirma em sue site oficial.
Segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), a maioria das pessoas diagnosticadas com autismo foram avaliados pela primeira vez entre os 4 e 5 anos de idade, de acordo com o CDC. Além disso, uma em 68 crianças tem sido identificado com transtorno do espectro do autismo, sendo quase cinco vezes mais comum entre os meninos (1 em 42) do que entre as meninas
Para ter mais informações sobre a campanha, acesse autismspeaks.org/liub.