Lição sobre xenofobia

04/12/2018

Como forma de lutar contra a xenofobia e o racismo, o supermercado Edeka, em Hamburgo, na Alemanha, surpreendeu seus clientes e vendeu por um dia apenas produtos alemães. Quem chegava ao estabelecimento encontrava prateleiras vazias.

No lugar dos produtos estrangeiros, estavam mensagens como “Esta prateleira é muito chata sem diversidade”, “Nossa variedade agora conhece fronteiras”, “Esse é o vazio que fica em uma prateleira sem estrangeiros” e “Seremos mais pobres sem diversidade”.

“A Edeka defende a diversidade e temos uma vasta gama de alimentos produzidos em várias regiões da Alemanha. Mas é com os produtos de outros países que criamos a diversidade que os nossos clientes valorizam”, explicou a porta-voz da rede. A ação foi realizada no ano passado, coincidindo com uma intensa discussão sobre a chegada de milhares de refugiados ao país. Teve mais de 9 milhões de visualizações e milhares de reações, comentários e compartilhamentos.

O Grupo Edeka é a maior empresa de supermercados da Alemanha, com 26% do mercado. Fundada em 1898, consiste hoje de várias cooperativas de todos os supermercados independentes que operam sob a égide da organização Edeka Zentrale AG & Co KG, com sede em Hamburgo.

Com informações da Época Negócios.