O Google Brasil anunciou maior interação com as autoridades brasileiras no combate à crimes no Orkut. Assim, o escritório brasileiro da empresa passará a prestar informações à Justiça – anteriormente as solicitações tinham de ser feitas à matriz nos Estados Unidos. Além disso, a empresa firmou parceria com a Unicef e a Safernet, que agora passarão a ter os mesmos privilégios que têm a Polícia Federal e Ministérios Públicos estaduais no Orkut.
Outras ONGs deverão ser incluídas na parceria e serão selecionadas pelo Google em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net). Com isso, as denúncias sobre crimes ligados aos direitos humanos feitas por ONGs terão prioridade em relação àquelas feitas pelos demais internautas.
Cada uma delas terá acesso a um login e senha especial para o Orkut, que oferece esse canal de denúncias não disponível aos usuários “comuns” do site. Assim que a denúncia for feita, os dados serão preservados durante 90 dias, para que essas informações sejam repassadas à Justiça, caso solicitado.
O Orkut recebe semanalmente cerca de 20 mil denúncias feitas por seus usuários, sendo que somente 5% dos casos vão realmente contra os termos de uso do site. Entre as denúncias que podem levar à remoção do conteúdo estão pornografia, pedofilia, envio de spam e manifestações de violência. Com informações do Portal Globo de Notícias. Leia a íntegra da notícia aqui.