Lançada no final do ano passado, a campanha do Comité National Contre le Tabagisme pretende convencer as autoridades francesas a endurecer as regras para publicidade dos produtos derivados de tabaco direcionados para o público jovem, especialmente crianças. O filme acima mostra um homem de preto acompanhando os últimos momentos de uma mulher vítima do cigarro no hospital. Quando ela morre, ele sai contrariado e para no berçário, deixando escapar um sorriso cínico. O texto, ao final, diz que quando um fumante morre, outro mais jovem está prestes a ser envolvido pelo marketing do tabaco. A peça foi criada pela agência Euro RSCG 360 de Paris.
A CNCT também pede que a população assine uma petição online para restringir a publicidade do cigarro. De acordo com a ONG, como metade dos fumantes morrerão prematuramente, as empresas de tabaco devem renovar constantemente o seu “estoque” de consumidores empregando uma gama de estratégias de marketing sofisticadas como a criação de embalagens divertidas, vendas no site (a venda para menores de idade é proibida em muitos países) , a promoção de produtos na Internet e redes sociais, a colocação de produtos em filmes e jogos de vídeo, etc. A preocupação com a influência da indústria do tabaco nos jovens é cada vez maior entre as autoridades de saúde do mundo todo. O mesmo tema – Juventude Livre de Tabaco – foi usado na campanha global Não caia na rede (Break the net foi o título em inglês) do Dia Mundial Sem Tabaco de 2008, criada pela agência novaS/B para a Organização Mundial de Saúde (OMS). As peças foram veiculadas em 200 países, atingiu cerca de 1,4 bilhão de pessoas. Com informações do CCSP.