Em uma entrevista coletiva, realizada no dia 28 de agosto, a Unicef, em parceria com o Google e a ONG Safernet, divulgou o lançamento da ação Internet Sem Vacilo, que busca promover um uso mais seguro e respeitoso dos adolescentes e jovens na internet, além de celebrar os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Com o apoio dos youtubers Jout Jout e Pyong Lee – que têm, respectivamente, 260 mil e 775 mil seguidores em seus canais – a campanha vem sendo divulgada desde o inicio de agosto através de vídeos e memes que abordam os temas cyberbullying, sexting (trocas de imagens e mensagens íntimas), relacionamento, busca com segurança e privacidade. Nesses vídeos, Jout Jout e Pyong Lee dão dicas e promovem discussões sobre o comportamento na internet e os perigos que a a superexposição pode oferecer aos internautas, além de incentivá-los a compartilhar e produzir seus próprios conteúdos sobre estes temas.
A campanha também promove a interação do público com um concurso de memes e vídeos sobre os cinco temas abordados. Para participar basta publicar o vídeo ou meme nas redes sociais com a hashtag #InternetSemVacilo, marcar a fanpage da Unicef Brasil e, por fim, enviar o link da publicação para o e-mail: comunicacao@unicef.org. O concurso vai até o dia 17 de agosto.
O prêmio é uma visita à sede do Google Brasil (em São Paulo) e a gravação de um vídeo no YouTube Space, escritório do Youtube voltado para a produção e formação audiovisual (também fica em São Paulo). No site, também estão um quiz, que avalia o comportamento nas redes sociais, cartilhas e dicas para uma navegação segura. “Navegar é se aventurar. Toda aventura é uma oportunidade de aprender e curtir, mas há riscos: conhecer alguém que pode não ser exatamente quem você pensou que fosse, brincar num tom mais agressivo ou ficar mal com a zoeira sem limites, alimentar brincadeiras de mau gosto ou acreditar em inverdades“, alerta a Unicef no site oficial da campanha.
O esforço das três organizações tem a ver com a ampla e atuante presença dessas faixas etárias na rede. A pesquisa anual, TIC Kids Online Brasil, também divulgada durante o lançamento da campanha, aponta que cerca de 81% das crianças e adolescentes acessam a internet diariamente e 79% possuem perfis nas redes sociais. Essa pesquisa, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), é baseada na metodologia da rede europeia EU Kids Online, criada pela London School of Economics. Foram entrevistados 2.105 crianças e adolescentes brasileiros com idades entre 9 e 17 anos que responderam perguntas relacionadas aos seus perfis, atividades realizadas na rede, frequência de uso da Internet e meios de acesso (smartphone, notebook, ipad, etc). Veja abaixo o perfil dos jovens usuários de internet no país, segundo a pesquisa.
81% acessam a Internet todos os dias ou quase todos os dias;
82% utilizam celular para acessar a rede (em 2013 eram 53%);
56% utilizam computador de mesa/PC para acessar a rede (em 2013 eram 71%);
68% utilizaram Internet para trabalhos escolares no último mês que antecede a pesquisa;
79% possuem perfil próprio em redes sociais.Para ler a pesquisa completa, acesse: cetic.br/pesquisa/kids-online.