A imagem acima é do site criado pela Fundação Abrinq – Save the Children para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Com milhares de pessoas desabrigadas, precisando de roupas, água e comida, a internet se mostrou um meio bastante eficaz para disseminar locais de entrega de donativos. Celebridades e desconhecidos usam as redes sociais para divulgar campanhas e ações humanitárias.
De acordo com o publicitário Eduardo Trevisan, administrador do perfil @LeiSecaRJ no Twitter, não foi difícil conseguir arregimentar voluntários e doações. Após lançar a campanha entre seus mais de 144 mil seguidores, foram doadas toneladas de alimentos rapidamente. E 120 pessoas se dispuseram pessoalmente a ajudar a fazer a organização e o transporte dos donativos (informações da agência EFE, publicada no G1).
No Google, a pesquisa donativos+serrana+Rio de Janeiro traz milhares de resultados (eram 240 mil às 15h00 de hoje) que vão de ONGs, empresas a grupos religiosos. No Twitter, Orkut e Facebook, as pessoas trocam rapidamente idéias sobre o que e como doar para as vítimas. Quem quiser se inspirar nesta nota e também fazer a sua doação, aqui tem uma lista atualizada com outros locais e contas que estão aceitando as doações no Rio de Janeiro. Com informações do G1.