Falta pouco mais de um mês para a tão aguardada estreia do filme “Os Vingadores – Era de Ultron”, da franquia Marvel. Mas enquanto o dia 23 de abril não chega, os fãs da saga “Os Vingadores” podem conferir aqui no blog a bela ação envolvendo o ator Robert Downey Jr, intérprete de Tony Stark, mais conhecido como Homem de Ferro.
Alex Pring é um menino de 7 anos que nasceu com seu braço direito parcialmente desenvolvido. Como um verdadeiro super herói, Robert Downey Jr se uniu a organização voluntária Limbitless Solutions – formada por universitários e voltada ao desenvolvimento de membros biônicos a partir de impressoras 3D – para criarem um braço biônico inspirado no “Homem de Ferro” para o menino, fã da saga “Os Vingadores”.
Após oito meses de desenvolvimento, Alex foi surpreendido ao receber seu novo presente das mãos do próprio Homem de Ferro. O encontro foi organizado e filmado pela Microsoft como parte da sua campanha de mídia social “The Collective Project”, que incentiva e celebra estudantes que usam a tecnologia para mudar o mundo.
O braço, que pode ser carregado como por um cabo USB, funciona através da transmissão de sinais elétricos do cérebro para o braço sendo controlado pela própria criança. “Ele gosta do fato de poder dobrar o cotovelo”, afirma o responsável pelo projeto, Albert Manero.
O braço biônico do Homem de Ferro é o primeiro feito pela Limbitless e funcionou como um teste para projetos que irão ajudar diversas outras crianças pelo mundo. Segundo Albert Manero, o custo material do braço foi de 350 dólares, enquanto outras próteses custam, em média, 40 mil dólares.
A Organização Limbitless Solutions
A organização Limbitless Solutions é uma organização sem fins lucrativos dirigida por estudantes universitários da Universidade da Flórida – entre eles Albert Manero – que busca fazer membros biônicos em impressoras 3D a preços acessíveis para crianças com membros amputados.
Atualmente, a organização está em conversas avançadas com a ONU e UNICEF para colocarem equipes de engenheiros pelo mundo para criarem e distribuírem próteses de baixo custo.
Super Heróis em ação
Robert Downey Jr não foi o primeiro “vingador” a participar de ações sociais com crianças recentemente. Antes do Super Bowl 2015, o ator Chris Evans, que interpreta o Capitão América na saga, fez uma aposta pelo twitter com o ator Chris Pratt, protagonista de “Guardiões da Galáxia” que também é da franquia de filmes da Marvel. Como cada um torce para um dos times que jogavam a grande decisão da NFL, a aposta era que o derrotado no jogo visitasse uma instituição de crianças fantasiado como seu respectivo personagem e vestindo a camiseta do time ganhador.
No caso, o New England Patriots, time de Chris Evans, venceu a decisão. Por isso, Pratt visitou em fevereiro a instituição Seattle Children’s Hospital vestido de Capitão América. Mas como se tratava de uma boa ação, mesmo sendo o vencedor, Chris Pratt resolveu participar da visita ao lado de Evans. As duas instituições envolvidas na aposta receberam juntas uma quantia de 27 mil dólares. Leia mais sobre essa história aqui.
Já Chris Hemsworth, intérprete de Thor em “Os Vingadores” e patrono da Australian Childhood Faundation, participou da campanha Not Another Child, que mobilizou os australianos a se comprometerem com a luta contra o abuso, a negligência e a violência familiar. Para ler mais sobre essa campanha, leia aqui o post que o blog publicou.