Emma Watson pelas mulheres

30/09/2014

heforshe

No dia 22 de setembro, a atriz e Embaixadora da Boa Vontade da ONU Emma Watson fez um discurso emocionado  em Nova York clamando pela igualdade de gêneros no lançamento da campanha #HeforShe, que tem os homens como alvo principal. A ação pretende mostrar que eles precisam ser ativos na também na causa da igualdade de gênero.  Alguns dos principais pontos do discurso e da campanha são que a mulher deve ter o direito de decidir sobre o seu próprio corpo, que o feminismo não é sinônimo de um comportamento anti-homens e, por fim, aponta a necessidade de ações imediatas, afirmando que se alguma medida não for tomada “vai demorar 75 anos, ou até eu ter quase 100 anos antes que mulheres possam esperar receber o mesmo salário que os homens no trabalho”.

O mercado de trabalho brasileiro se encaixa perfeitamente no discurso da atriz. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)  os homens ainda ganham mais do que as mulheres e, após dez anos, essa diferença voltou a crescer. Em 2012, o rendimento médio mensal das mulheres correspondia a 72,9% do dos homens. Já em 2011, tal proporção era maior: 73,7%.

O discurso de Emma Watson viralizou rapidamente e foi  compartilhado milhões de vezes nas redes sociais. Para participar do #HeforShe, homens e mulheres podem fazer  um cadastro de apoio a causa através do site oficialAlém de compartilhar o discurso através do Twitter e do Facebook. Para mostrar o efeito da ação, a home page disponibiliza um mapa interativo que informa o número de homens de cada país que apoiam a causa. É interessante perceber a diferença de adesão entre diversos países. Estados Unidos é o país com maior número absoluto de apoiadores: 46.442 até o momento. A Rússia, o maior país do mundo, conta com apenas 369, enquanto países consideravelmente menores, como Suécia e França têm 6.697 e 6.127, respectivamente.

A campanha conta também com um forte apoio de celebridades – como os ganhadores do Oscar, Russel Crowe e Jared Leto (foto abaixo) – que atenderam ao pedido de Emma Watson e compartilharam em suas redes sociais fotos com a hashtag #HeforShe.

jared_regs-846

Além de Emma Watson outra celebridade reconhecida por seu discurso pró-feminismo é o ator Joseph Gordon-Levitt, que lançou um vídeo este mês onde falou sobre o que aprendeu com sua mãe, ex ativista do movimento, e sobre sua visão do feminismo. Para o ator, o feminismo significa apenas que “o seu sexo não tem que definir quem você é. Que você pode ser o que você quer ser, quem você quer ser, independentemente do seu sexo.” Veja o vídeo abaixo.