A poluição do ar na China não é uma piada, mas com a sua nova campanha, a organização ambiental WildAid pretende provocar risadas e alertar a população para os riscos para a saúde e o meio ambiente. Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, mostrou que as cidades chinesas não cumprem as normas de qualidade do ar estipulada. Não é de se espantar que 90% dos chineses entrevistados na pesquisa se mostrassem preocupados.
O spot Hairy Nose (nariz cabeludo, em português) retrata um futuro sombrio – não muito distante – onde a moda será cultivar longos cabelos nasais. Bizarro, né? Mas a mensagem é clara. A “nova moda” vai ser muito necessária, porque são os pelos que filtram a poluição do ar já, atualmente, em um nível perigoso. O filme mostra que é preciso sair da passividade, reagir, com um personagem que resolve contestar a nova realidade. e alerta a sociedade que se ela não mudar a poluição, é a que poluição irá mudar a sociedade.
“Um monte de pessoas queixam-se da poluição aqui na China, mas ninguém sabe realmente o que você pode fazer para mudar isso“, diz a representante da WildAid China, May Mei. “O que queremos dizer é que a mudança não é tão difícil, e ela deve vir de todos“. Segundo Mei, 35 % da poluição de Pequim, por exemplo, vem de fumaças de transportes.
Hairy Nose faz parte da campanha Goblue, que busca conscientizar e capacitar os chineses a fazerem escolhas inteligentes de transporte com baixa emissão de dióxido de carbono e, assim, melhorar a qualidade do ar e reduzir os gases de efeito estufa ( GEE). De acordo com as estatísticas da WildAid, a má qualidade do ar é responsável por 1,2 milhões de mortes prematuras a cada ano na China.