Hackeando os padrões

03/05/2017

De acordo com o Relatório Global de Beleza e Confiança de Dove de 2016, 68% das mulheres não conseguem se identificar com as imagens que veem nos anúncios. Isto não afeta apenas como as mulheres se vêem, as machuca também. A campanha de Dove, criada pela agência Mindshare na Dinamarca, resolveu reverter a situação dentro da própria indústria da propaganda local. O alvo foi uma das ferramentas mais usadas do mundo por agências, o banco de imagem Shutterstock.

De acordo com a agência, as pesquisas por imagens de “mulher bonita” e “mulher de verdade” quase sempre produzem o mesmo “mesmo” resultado. Com apoio de fotógrafos consagrados de publicidade, novas imagens foram tiradas e inseridas no banco de dados usando tags “mulher bonita” e “mulher de verdade”. Outras agências e marcas foram incentivadas a usar estas imagens para suas campanhas.

As imagens foram carregadas no Shutterstock em 18 de janeiro. O site ImageHack.org foi ao ar em fevereiro. O resultado da ação veio em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, quando uma série de anúncios usando as imagens de mulheres reais apareceram por toda a Dinamarca.

Foram baixadas 1.729 imagens e 42 marcas , incluindo a Ford, a Frisko, a GFB Pension, a Panorm  e a empresa de TI any.mac usaram-nas. Tudo isso com apenas US $ 10.000 em gastos de mídia.

No hotsite,  o usuário é convidado a fazer parte da mudança: “participe agora simplesmente mudando as imagens que você usa em seu próximo anúncio, para uma imagem menos estereotipada e mais igual. Em seguida, mostre seu apoio e declare sua opinião usando #equalwomen.” Vale observar que a mulher dinamarquesa típica tem um padrão de beleza bem diferente da brasileira. Quem sabe a ideia não chega por aqui para o banco de imagem ganhar ainda mais diversidade.